WHAT'S NEW?
Loading...

NOMENCLATURA

O Badminton para pessoas com comprometimentos funcionais na área motora, recebe também outros nomes, como:

ParaBadminton: É o nome recomendado pela IBAD para uso a partir de 2010. O termo "para" tem duas conotações: PARAPLEGIA e PARAOLÍMPICO. Apesar da modalidade não ser destinada somente aos paraplégicos o termo "PARA" é muito usado nos esportes para a pessoa com deficiência. O Badminton é um para-desporto más ainda não é paraolímpico e a utilização do termo serve como pressão aos órgãos competentes para a sua implantação nos jogos, além de passar a informação de paraolimpíada.

Badminton Adaptado: Termo utilizado em vários países (Espanha e Portugal por exemplo) inclusive no Brasil. É um termo abrangente e atende a qualquer adaptação e adequação feita no Badminton "convencional" e abre possibilidades para a utilização do esporte para todos: idosos, crianças e pessoas com deficiências.


Rolli-Badminton: É como a modalidade é conhecida na Alemanha, remete a cadeira de rodas.


Badminton Paraolímpico: Termo não muito adequado (por enquanto), pois a modalidade "Badminton Adaptado" - (ParaBadminton) não é um esporte paraolímpico.


Badminton para Decapacitados ("Badminton para Deficiêntes" )- Usado nos países de língua Espanhola.

Badminton for Disabled people. – (" Badminton para pessoas com deficiências").

Badminton Wheelchair – "Badminton de cadeira de Rodas"



Obs: Quando a CBBd começou a usar o termo Badminton Adaptado era este o termo mais aceito pela IBAD na época. Hoje iremos utilizar os dois termos (Adaptado e Parabadminton) para que leve a uma popularização das nomenclaturas. Os dois termos são considerados corretos e mais adequados pela IBAD.

FOTO: Toupé, David (FRA) categoria W2 no Campeonato internacional de Dortmund-ALE (2009), atualmente segundo no Ranking Mundial.

0 comentários: