WHAT'S NEW?
Loading...

Editorial; E O PARABADMINTON COM ISSO?

E o parabadminton com isso?


Não sei se é do conhecimento de todos que o presidente (ou ex, sei lá) da Confederação Brasileira de Badminton  - CBBd: Celso Wolf Jr. foi afastado de suas funções frente a confederação por determinação da justiça e a CBBd está sofrendo uma intervenção neste momento.


Para quem quiser se inteirar mais sobre o assunto eu indico o Blogminton que apresenta os fatos de forma isenta e leal aos fatos: (http://blogminton.blogspot.com/2011/04/justica-afasta-presidente-da-cbbd.html).


Voltando agora para o texto.


Não sei exatamente qual é a minha situação, se sou ou não diretor ainda do parabadminton da CBBd, ou não devo trabalhar mais nesta função. Não sei se posso fazer algo pelo parabadminton enquanto diretor e responder pelo mesmo.


Sei que tem um prazo de 60 dias para novas eleições e também sei que o Celso está recorrendo.


No momento em que estão discutindo o assunto do afastamento, formando alianças, compondo chapas, criando propostas, para a realização da nova eleição, eu faço uma pergunta;


E O PARABADMINTON? 


Será que ele será pauta? Qual a proposta para o Parabadminton? Será que os senhores presidentes de federações e/ou candidatos sabem  o que é parabadminton? sabem que este ano tem mundial? sabem quais as necessidades da modalidade?


Creio que a maioria das respostas para as indagações acima seja NÃO, pois são poucas as federações que o parabadminton é realidade (Brasília - que tem torneios a vários anos graças aos presidentes Cristiano e Hernane, Paraná que tem também tem torneio graça ao presidente Eliseu e o empenho sem fim da professora Aline e São Paulo que possue um torneio Up/Down (cadeirantes e andantes jogando juntos), os demais possuem atletas de parabadminton más não torneios oficiais).  Até onde eu sei somente Brasília tem uma pessoa específica (diretor ou coordenador) de badminton adaptado.


Será que teremos mudanças?  Talvez sim. Más se continuarmos fora das discursões, TALVEZ NÃO.


QUERO DEIXAR BEM CLARO QUE EU NÃO SOU DO LADO DE "A" NEM DE "B" NEM MESMO DE "C",
EU SOU DO LADO DO PARABADMINTON.


Não quero levantar nenhuma bandeira, não sei haverá mudanças, me deram conselhos para não me possicionar para não me "queimar", más tenho que ser justo, sou muito grato pelo que o presidente (?) Celso Wolf Jr. (e sua equipe) fez pelo parabadminton.


Poderia ter feito mais?


Provavelmente sim. Más eu seria muito ingrato se não reconhecesse que ele foi o:
- primeiro a chamar alguêm para criar uma diretoria.
-  Filiou o Brasil na PBWF.
-  Colocou os outros diretores para dar suporte para o parabadminton.
- Se Celso "não tivesse empurrado garganta abaixo" da panam o torneio de parabadminton, não teriamos o primeiro campeonato  panamericano de parabadminton da história.
- O presidente disse que iría viabilizar a participação de pelo menos um atleta do Brasil no Torneio Internacional da Alemanha e do diretor para participar dos workshops.
-  sem que eu pedisse a gestão do referido presidente incluiu o parabadminton em todos os torneios possiveis que ela estivesse organizando.
 - Ouviu e na medida do possivel atendeu as solicitações da diretoria de parabadminton.
-  Somos uma das poucas nações que o seu torneio acontece em tapetes.
-  Tivemos na primeira etapa na Hipica deste ano, um ginásio somente nosso com redes, petecas e som.
- Entre outras coisas.


Deveria ter feito mais? Creio que sim, más não posso ser injusto com tudo o que foi feito, quem participa dos torneios desde do ínicio, sabe o quanto evoluímos. Isto é fato, apesar de ter uma turma que tudo é reclamação.


Enquanto tinham pessoas que só reclamavam e cobravam, más nada faziam, tinham outras que aregaçarram as mangas e botaram as mãos na massa e faziam as coisas acontecerrem.


Muito obrigado a federação de Brasília.
Muito obrigado a professora Denise, que foi utilizada várias vezes como arbitra e técnica de outros atletas além do seu.
Muito obrigado a professora Aline que foi arbitra, técnica e pesquisadora e colocou a disposição sua equipe para trabalhar nos eventos.
Ao Andre e ao Péricles (ambos de Recife) que eu tive o prazer de conhecer na primeira etapa deste ano, que arbitraram praticamente todos os jogos, não tem preço o que vocês fizeram. Ao Fabricio também que foi importantissimo em Curitiba.
Muito obrigado aos técnicos, associações e federações que moveram mundos e fundos para que os atletas pudessem participar dos torneios. Saber que o outro também não pode ajudar, apesar de querer, também é uma forma de gratidão.
Muito obrigado ao Hilton (pela paciência e ensino que teve comigo), ao Martinez (por todo apóio e ensinamento), ao Cazuza (por dicas e insentivo), Elizeu (por todo empenho lá em Curitiba), pela Vera, Gilmar e Rodrigo Wang.


Se tiver uma nova eleição, desejo que o novo presidente tenha muito sucesso (pois torço também para o badminton) e que ele lembre do parabadminton e para quem muito criticou a atul gestão, torço para que o faça melhor, que não veja os atletas como "coitadinhos" (vou fazer isso ou aquilo por pena), lhes deem os mesmos direitos, etc;


SE FIZEREM AS MESMAS COISAS QUE FORAM FEITAS ATÉ AGORA  PELO PARABADMINTON, JÁ SERÁ UM GRANDE INÍCIO..


Ass. Létisson Samarone

4 comentários:

Unknown disse...

Létisson,

parabéns pelo texto! Excelente!

Espero que seu trabalho continue, independente de quem estiver à frente da CBBd.

Como eu sempre falo, aposto muito no parabadminton.

Uma dúvida. Você foi convidado a participar da reunião no Piauí, durante a Seletiva?

Abraços,

Nagato

Anônimo disse...

Létisson, parabéns! talvez somente essa palavra já lhe sirva, pois em muitos casos nem os parabéns são dados.
Também lhe parabenizo pelo texto, que talvez eu chame de desabafo. Queria eu falar (escrever) com tanta eloquência e puxar orelhas sendo altamente delicado.
Seu trabalho já é reconhecido e o sucesso é questão de tempo.
Espero que tudo ocorra da melhor maneira possível (eleição ou não) e que o seu trabalho e de muitos outros sejam reconhecidos.
Obrigado também pelas orientações que me desse quando precisei (aluno com deformação nos braços).
No mais, lhe desejo muita saúde e muitas alegrias.
Um abraço

ALDIR DANTAS
Presidente da FEBAP

Anônimo disse...

Nagato, respondendo em nome da Febapi, o convite para a reunião em Teresina foi iniciativa deles, mas era para os presidentes das federações estaduais somente.
Fui como convidado, pois estava lá para explicar pessoalmente a situação aos presidentes, e foi muito bom para todos, independente de qualquer resultado ou conclusão.
Celso
(?) Ex ou presidente da CBBd

Anônimo disse...

Letisson, acho que vc foi muito feliz em seu "desabafo" pois é isto mesmo. Conversamos após o ultimo torneio em Campinas e sei que não foi bom para vc. Por favor não desanime pois vc é a pessoa mais qualificada no Brasil para tocar este projeto do parabadminton em frente.
TODOS os paraatletas tem um grande respeito por vc e pelo seu trabalho com eles, sei porque converso com eles para aprender um pouco mais com o parabadminton.
Independente de quem estiver na frente da CBBd, siga em frente porque em 2020 o badminton será paraolimpico, isto é certeza!!
Agradeço muito suas palavras pois geralmente nestas horas isto não é muito comum de acontecer!
Um grande abraço
Celso
(?) ex ou não presidente
CBBd