WHAT'S NEW?
Loading...

A BWF E O PARABADMINTON


Começo esta postagem com o seguinte texto:

" (...), É claro que o Badminton deve ser uma parte das celebrações futuras dos esportes Paralímpicos. O ParaBadminton seria uma adição positiva para o programa de esportes dos Jogos Paralímpicos  edição 2020  . O ParaBadminton não foi incluído no Jogos Paralímpicos Rio 2016. Em sua oferta 2009/2010 para inclusão no Rio 2016, a BWF aprendeu que precisava fazer mais para  o ParaBadminton e para posicionar bem o esporte  para a inclusão.(...)"  (BWF em seu site 30 de Agosto de 2012)


A BWF (Federação Internacional de Badminton) iniciou as suas ações para promover o parabadminton e com isso levá-lo ao status de  esporte paralímpico.

No ano passado a BWF completou 75 anos, para comemorar seu aniversário ela modificou a sua logo, na imagem acima, lado esquerdo a antiga e no lado direito a  logo atual.

No dia 30 de Agosto último, a BWF publicou em seu site um texto falando dos jogos paralímpicos, realizando uma reflexão, particulamente gostei do texto, mais ainda da parte publicada no inicio da postagem.

A BWF destaca também que vêm tomando ações desde de 2010 e que são grandes avanços, apresentando os seguintes itens:

1 - Entidade reconhecida pelo COMITÊ PARALÍMPICO INTERNACIONAL (IPC)

Notas do blog: Esse é um grande passo, pois quando a IPC reconhece uma entidade e/ou modalidade ela passa a ter contato direto e incluir estas modalidades/entidades em suas ações.

2 - Inclusão do Parabadminton na estrutura de governança e gestão da BWF.

Notas do blog: Importantissimo isto, pois antes a antiga PBWF (Federação Internacional de Parabadminton) contava com pessoas super dedicadas más sem estrutura de trabalho, agora elas encontram local, pessoal, status, entre outros.

3 - Revisão das regras e implantação do novo código de classificação;

Notas do blog; Estas mudanças foram recomendações do IPC para que o ParaBadminton se adequasse ao padrão do comitê. Foram várias assembléias para que se efetivassem estas mudanças, ainda tem coisas para melhorar, principalmente na classificação, más está ação representa um grande passo para 2020.

4 - Aumento financeiro para o desenvolvimento do parabadminton e mais ações que promovam a modalidade.

Notas do blog: È IMPORTANTISSIMO O APÓIO FINANCEIRO, pois só o trabalho e dedicação das pessoas envolvidas e comprometidas não conseguimos ir muito longe, conseguimos caminhar, más não chegaremos tão longe.  "No Brasil temos mais para-atletas de parabadminton que em muitos países da Europa e Oceania. Nas Américas também somos o pais com o maior número de praticantes, Os Estados Unidos e Canadá ainda não têm atletas, como não temos condição de levar nossos atletas para as competições internacionais, eles não vão evoluindo e com isso ficando distantes dos demais (técnicamente e na posição do Ranking Internacional). Hoje temos sempre novos atletas surgindo, a nossa maior dificuldade é manter nossos antigos atletas diante das ofertas das outras modalidades paralímpicas" (Létisson Samarone - Diretor de Parabadminton da CBBd)

5 - O Parabadminton agora faz parte dos planos de ação 2012-2016 da BWF.

Notas do Blog: A BWF tem um documento que ditará todas ações da entidade para o esporte, este documento  é para cada ciclo olímpico, ou seja, para cada 4 anos. Neste ano neste documento o Parabadminton está contemplado.  Logo que eu traduzir o documento postarei aqui.

Durante os jogos paralímpicos de Londres, a BWF tem pessoas envolvidas com o evento para estreitar suas relações com o IPC e fazer "lobby" para a promoção e divulgação da modalidade. O incansável Paul Kurzo (vice presidente de parabadminton e antigo presidente da PBWF) e o Stuart Borrie (Diretor de operações).

Outra ação interessante é que dentro da Worldbadminton.TV (um canal de vídeos sobre badminton) agora possui um canal exclusivo de parabadminton. Neste primeiro momento são apresentados pequenos vídeos contando histórias sobre atletas de parabadminton;



Neste vídeo quem apresenta o Parabadminton é o Lyndon Willian (diretor de eventos).
 
 
 
Abaixo o Eyal Bachar
Atleta Israelense que é o representante dos atletas na comissão de parabadminton da BWF. Eyal tem comprometimento em uma das mãos pertencendo a classe SU5 (S5).
 
Outro Vídeo:
 
Nial MacVeigh é atleta da classe SS6 (S6) para pessoas de baixa estatura que Possue acomdroplasia. Ele é da Irlanda e um grande talento em sua classe.
 
 
 
 
Venho ressaltar esta atitude da BWF, com isso percebemos que as palavras agora se tornaram ações, e poderemos sonhar com o crescimento e desenvolvimento do nosso parabadminton.

1 comentários:

Romulo Soares disse...

Caminhando sempre pra frente e agora com passos mais largos, resultado do trabalho e comprometimento de algumas pessoas que pura e simplesmente amam o esporte adaptado.
Romulo Soares