WHAT'S NEW?
Loading...

ANÁLISE DO INTERNACIONAL DA ESPANHA 2017

 O primeiro torneio Internacional de Parabadminton do ano 2017 ocorreu na cidade de Alcudia na Espanha, participaram desta edição 152 para-atletas de 25 países. Da PANAM apenas Raul Anguiano (GUA) e o canadense Josh Wilians ambos da classe SL4 foram para a competição.
Crédito:Simon Cruz Monndejar
Levando em consideração que este torneio é apenas o primeiro do ciclo paralímpico, a quantidade de representantes é impressionante, isso deveria acender a luz de alerta da CBBd sobre a organização do 1º internacional do Brasil já que não possuí  experiência com um evento de parabadminton desta magnitude (a primeira proposta da CBBd foi em realizar a competição juntamente com uma etapa nacional em Curitiba).

Acredito que alguns dos para-atletas brasileiros perderão posições no Ranking internacional por não terem participados deste torneio, os para-atletas que sonham com Tóquio 2020 ou na obtenção ou manutenção da Bolsa  pódium precisarão participar do máximo de etapas internacionais.

Mesmo comemorando a quantidade de para-atletas é preocupante a quantidade de mulheres, somente 28%, se esta situação não modificar, estas classes poderão ficar de fora das paralimpíadas. Ao todo foram 92 para-atletas das classes standing's e 60 nas classes wheelchair's. Abaixo podemos verificar a quantidade de inscritos.

O país com maior número de participantes  foi a  Inglaterra com 19 seguida por França (18) Alemanha e Espanha (12 cada). SL4 masc e WH1masc  foram as classes com o maior número de inscritos (22).


A Coréia do Sul (local do próximo mundial) com 9 para-atletas inscritos regressou para casa com 13,5 medalhas e terminou na frente tanto no modelo olímpico quanto no total de medalhas.A Inglaterra ficou em segundo (tanto no modelo olímpico quanto no total) seguido por Malásia e Noruega no quadro olímpico e pela França e Alemanha no quadro total de medalhas.
Obs; Nas duplas de mesmo país vale um ponto, nas duplas compostas por países diferentes cada fica com 0,5 pontos.




Somente a França obteve bons resultados, tanto nas classes wheelchair's quanto nos standing's, a Coréia do Sul  foi a melhor nos Wheelchair's e ficou apenas na 11ª posição nos Standings, já a Inglaterra foi o oposto, 11,5 medalhas nos Standing's e apenas uma nos Wheelchair's.

Alguns países conseguiram resultados basicamentes em algumas classes específicas:

Como dito, a Coréia do Sul dominou as classes wheelchair's tanto na WH1 quanto na WH2 e levou ouro, prata e bronze em ambos, a Inglaterra garantiu medalhas na SS6 (ouro: SM, SF, DX, DM; prata: SM, SF e DX e por fim bronze SM, DX (2x 0,5) e DM).

A Dinamarca levou 3 medalhas das 4 disputadas na SU5 fem.


















Vamos aos resultados:

WH1 MAS SIMPLES:
 


É uma das classes mais disputadas  do Parabadminton com 22 para-atletas de 9 países: ALE (2), ESP (3), FRA (4), ING (3), IRL (1), KOR (4), POL (1), RUS (2) e TUR (2).  Dos 6 melhores do mundo só não estavam presente o 5º ou seja, os melhores do mundo batalharam pelo ouro.

 O atual campeão mundial  e europeu (o alemão Thomas Wandschneider) "caiu" nas quartas e perderá a liderança do ranking. O melhor brasileiro desta classe é o brasiliense Marcelo Alves Conceição que atualmente ocupa a 11ª posição.

No pódio final, o francês David Troupe foi o único intruso entre os sul-coreanos. Mesmo com o nível altíssimo dos participantes, surpreendentemente Choi Jung Man venceu o torneio levando 75 pontos para o Ranking e na primeira competição ficará entre os 10. Sam Seop Lee será o lider do Ranking.

Resultado final:

1º CHOI JUNG MAN (KOR) [SR] +75 Pontos
2º SAM SEOP LEE (KOR) [2º]      +50 Pontos
3º DAVID TROPÉ (FRA) [3º] e      +30 Pontos
    JAE GUN JEONG [SR]               +30 Pontos

5º-8º THOMAS WANDSCHNEIDER (ALE) [1º]   +15 Pontos
         CONNOR DUA-HAPER (ING) [6º]               +15 Pontos
         YOUNG-CHIN MI (ALE)  [13º]                     +15 Pontos
          DONG HYUN RYU (KOR) [22º]                   +15 Pontos

WH2 MAS SIMPLES


Com 15 representantes de 10 países {ALE (2), ESP (1), FRA (1), HOL (1), HOK (1), ING (2), IND (1), ITA (1), KOR (3) e SUI (2)} a luta por medalhas foi bastante acirrada, os melhores do mundo estavam presentes e os Sul-coreanos também voltaram para casa com ouro e a prata semelhhante a classe WH1. O campeão Jungjun Kim  (KOR) vai se isolar ainda mais na liderança do Ranking com os 50 pontos conquistados no torneio. O inglês Gobi esteve no Internacional da  Colômbia no ano passado. O melhor brasileiro desta classe é o brasiliense Rômulo Soares que atualmente ocupa a 8ª posição do Ranking .

Resultado final:

1º JUNGJUN KIM (KOR)          [1º]     +50 Pontos
2º KYUNG HOON KIM (KOR) [3º]     +30 Pontos
3º MARTIN ROOKE (ING)        [5º]     +15 Pontos
    HO YEN CHAN  (HOG)         [2º]    +15 Pontos

5º-8º GOBI RANGANATHAN (ING) [10º]   +5 Pontos
         SANJEEL KUMAR (IND)          [25º]   +5 Pontos
         LAURENT BELLIA (FRA)        [13º]    +5 Pontos
         SUNG UM KIM (KOR)              [SR]     +5 Pontos


SL3 MAS SIMPLES


Participaram 19 para-atletas de 10 países {ALE (1), BEL (1), ESC (2), ESP (2), FRA (4), IND (2), ING (3),  MAL (1), RUS (1) e TUR (2)}. O maláio Muhammed Malek evitou que o pódium fosse todo europeu e com a prata dará um salto no ranking. O atual campeão europeu Daniel Bethell (ING) vai abrir uma boa vantagem na liderança do Ranking, porém  na minha opinião o maior destaque foi o espanhol Simon Cruz Mondejar que é o único para-atleta a chegar na fase final fazendo uso de prótese, todos os outros possuem as duas pernas. O melhor brasileiro desta classe é o paranaense Leonardo Zuffo que atualmente ocupa a 26ª posição no Ranking .

Resultado final:

1º DANIEL BETHELL (ING)              [1º]  +75 Pontos
2º MUHAMMED MALEK (MAL)      [13º]  +50 Pontos
3º PASCAL WOLTER (ALE)               [3º]  +30 Pontos
    SIMON CRUZ MONDEJAR (ESP) [8º]  +30 Pontos

5º-8º PRAKASH STEPHEN  (IND)            [2º]   +15 Pontos
         MATHIEU THOMAS (FRA)              [6º]   +05 Pontos
         UMESH VERKAN KUMAR  (IND)  [12º] +15 Pontos
         GEOFFREY BYZERY (FRA)           [44º]  +15 Pontos


SL4 MAS SIMPLES



O Francês Lucas Manzur vem dominando esta classe e venceu este internacional também, deixando o maláio Bakri Omar com a prata [2º], aqui é o típico exemplo da importância de participar  e ganhar os torneios internacionais, pois o indiano Tarun Tarun o atual campeão mundial não participou de nenhum internacional e ocupa  o terceiro lugar no ranking. Raul Anguiano  (GUA) [5º] "caiu" nas oitavas para o alemão Nils Boening [26º]  e provavelmente perderá uma posição no ranking. O melhor brasileiro desta classe é o paulista Rogério Oliveira  que atualmente ocupa a 21ª posição no Ranking .

Participaram 22 para-atletas de 14 países    :  ALE (4), BEL (1), CAN (1), ESC (1), FRA (2), GUA (1), IND (2), ING (2), IRL (1),  MAL (2), POL (1),  RUS (1), SUE (1) e TUR (1)

Resultado final:

1º LUCAS MAZUR (FRA)           [1º]  +75 Pontos
2º BAKRI OMAR (GUA)             [2º]  +50 Pontos
3º RICHARD NILSSON (SUE)    [7º]  +30 Pontos
    SUKANT KADAM (IND)        [20º]  +30 Pontos

5º-8º BOBBY GRIFFIN (ING)         [17º]   +15 Pontos
         OLEG DDONTSOV (RUS)     [18º]   +15 Pontos
         TIM MALLER  (ALE)             [18º] +15 Pontos
         NILS BOENING (ALE)           [26º]  +15 Pontos


SU5 MAS SIMPLES



Liek Hou Char (MAL) primeiro no ranking, geralmente não participava de internacionais garantindo a liderança vencendo o mundial  e o asiático, porém ele perdeu o asiático para o indonésio Suryo Nugrolo e parece que a história mudou, ele marcou presença no primeiro evento do ano e voltou a vencer.  O polonês Barthomiej Mroz é o para-atleta que mais participa deste tipo de torneio. O melhor brasileiro desta classe é o carioca Eduardo Oliveira  que atualmente ocupa a 12ª posição no Ranking . O bronze do Gi Yeon Kim deve ocupar a posição do Eduardo que  cairá uma posição.

Participaram 19 para-atletas de 12 países    :  ESP (2), FRA (1), GAL (1), HKG (1), HOL (2), IND (4), ING (1), ISR (1), KOR (1) MAL (2), POL (1)  e TUR (2)

Resultado final:

1º LIEK HOU CHEAR (MAL)           [1º]  +75 Pontos
2º BARTHOMIEJ MROZ (POL)        [2º]  +50 Pontos
3º ILKER TUZCU (TUR)                   [3º]  +30 Pontos
    GI YEON  KIM (KOR)                  [14º]  +30 Pontos

5º-8º MERIL LOQUETTE (FRA)             [17º]  +15 Pontos
         EYAL BECHAR  (ISR)                    [23º]  +15 Pontos
         MARK MODDERMAN (HOL)       [30º]  +15 Pontos
        MOHAMAD FARIS AZRI (MAL)   [42º]  +15 Pontos

SS6 MAS SIMPLES



Foram 11 para-atletas de 7 países, o inglês Krysten Coobs venceu o compatriota Jack Stephart na final  e a grande surpresa foi a não classificação do irlandês Niall Mcveigh [3º] com uma vitória e duas derrotas, ele ficou na fase de grupos.  Países participantes: ESC (1), ESP (1), FRA (1), HKG (1), ING (4), IRL (2) e RUS (1).

O melhor brasileiro desta classe é o representante do Rio Grande do Norte  Dhiego Vidal  que atualmente ocupa a 9ª posição no Ranking .

Resultado final:

1º KRYSTEN COOMBS (ING)      [2º]     +50 Pontos
2º JACK SHEPHART (ING)           [6º]     +30 Pontos
3º ANDREW MARTIN (ING)        [5º]     +15 Pontos
    CHUN YIN WONG  (HKG)       [7º]    +15 Pontos

5º-8º ISAAK-DALGHISH (ING)   [21º]   +5 Pontos
         FABIEN MORAL (FRA)       [SR]    +5 Pontos


WH1 FEM SIMPLES



Foi a classe com o maior número de para-atletas,  13 no total de 10 países diferentes. A para-atleta Karin Suter-Erath (SUI) venceu a competição e se distânciou na ponta do Ranking, suas maiores adversárias as chinesas  Ping Wang (campeã mundial  segunda do ranking)  e a Li Hongyan  e a sul-coreana Son Ok Cha [2ª] não participaram, facilitando a vida de Karin. A medalha de prata ficou com a sul-coreana Seung Suk Kim [20ª] mostrando que o mundial deste ano será de altíssimo nível.

A melhor brasileira desta classe é a brasiliense Daniele Torres que atualmente ocupa a 14ª posição do Ranking, porém deve cair duas posições.

Os países participantes foram: ALE (2), AUS (1), BEL (1), ESP (1), FIN (1), FRA (1), IRL (1), ISR (1), KOR (1) e SUI (3).

Resultado final:

1º KARIN SUTER-ERATH (SUI)      [1º]     +50 Pontos
2º KSEUNG SUK KIM (KOR)           [20º]     +30 Pontos
3º MAN-KEI TO (BEL)                      [25º]     +15 Pontos
    NINA  GORODETZKY (ISR)        [8º]    +15 Pontos

5º-8º VALESKA KNOBLAUCH (ALE) [5º]   +5 Pontos
         CINTHYA MATHEZ (SUI)            [17º]   +5 Pontos
         ELKE RONGEN (ALE)                 [13º]    +5 Pontos
         SONJA HAESLER (SUI)               [7ª]     +5 Pontos


WH2 FEM SIMPLES


A segunda colocada no ranking mundial, a turca Emine Sckin foi a melhor entre as 11 para-atletas de 8 países diferentes e passará a liderar o ranking depóis desta competição, infelizmente as maiores concorrentes não participaram ficando a prata com Narin Uluc,  outra para-atleta turca. A primeira do ranking a para-atleta Ammoury Wetwithan (TAI) terá que voltar a vencer o mundial para retornar a liderança após a vitória da Emine. Maria Gilda dos Santos (SE) é a melhor brasileira no ranking, a sergipana é a 15ª  e perderá uma posição devido o bronze da sul-coreana Dae Young Kim.

Países: AUS (1), ESC (1), ESP (2), FRA (1), ING (1), ITA (1), RUS (1) e TUR (2).


Resultado final:

1º EMINE SECKIN (TUR)       [2º]     +50 Pontos
2º NARIN ULUC (TUR)           [5º]     +30 Pontos
3º EMANUELLE OLT (FRA)   [14º]     +15 Pontos
    DAE YOUNG KIM (KOR)    [SR]    +15 Pontos

5º-8º ESTER TORRES (ESP)     [20º]   +5 Pontos
         FIONA CHRISTIE (ESC)  [10º]   +5 Pontos
   

SL3 FEM SIMPLES



Infelizmente só teve a participação de 3 para-atletas e por causa disto foi disputado na forma de exibição. A melhor brasileira desta classe é a representante do Rio Grande do Norte,  Abinaecia Maria da Silva  que atualmente ocupa  a  5ª  no Ranking Mundial. Obs. Esta é a classe com menor número de para-atletas, apenas, 7 mulheres. Penso que a BWF deveria rever o ranking com resultados só de um ano para evitar esta situação ou criar insentivos para aumentar a participação.

Resultado final:

1º MANASI JOSHI (IND)              [3º]     +0 Pontos
2º KATARZYRA ZIEBIK (POL)    [2º]     +0 Pontos
3º CATHERINE NAUDIN(FRA)    [SR]     +0 Pontos
 

SL4 FEM SIMPLES



Apenas 6 para-atletas de 5 países { ALE (1), ESC (1), FRA (2), NOR (1) e RUS (2)} participaram do torneio e a posição final é a mesma do ranking. O Brasil não tem representante no ranking mundial.

Resultado final:

1º HELLE SOFIE SAGOY (NOR)              [1º]     +30 Pontos
2º FAUSTINE NOEL (FRA)                        [2º]     +15 Pontos
3º MARY MARGARET WILSON (ESC)   [SR]    +5 Pontos
    KATRIN SEIBERT (ALE)                        [3º]     + 5 Pontos


SU5 FEM SIMPLES



Outra classe com apenas 6 para-atletas de 4 países foi dominada pelas dinamarquesas, a primeira para-atleta do ranking (Julie Thrane) perdeu nas semi e ficou com o bronze. A não participação das para-atletas Japonesas facilitou a vitória de Catherine Roengen (DIN) [5ª]. A melhor brasileira desta classe é a paranaense Cinthya Oliveira que atualmente ocupa a 8ª posição no Ranking .

Resultado final:

1º CATHERINE ROSENGEN (DIN)    [5º]    +30 Pontos
2º ASTRID RIIS (DIN)                        [10º]   +15 Pontos
3º JULIE THRANE (DIN)                   [1º]    +5 Pontos
    ZEHRA BAGLAR (TUR)                [6º]    + 5 Pontos


SS6 FEM SIMPLES


Deu a lógica nessa categoria, as duas melhores para-atletas do ranking internacional fizeram a final, a inglêsa Rachel Choong venceu  a compatriota Rebeca Bedford. O Brasil não têm representante nesta classe. A Giuliana Poveda Flores é a única da PANAM no ranking.

Foram 6 para-atletas de 4 países: ESC (1), ING (2), IRL (1) e POL (2)

Resultado final:

1º RACHEL CHOONG   (ING)    [1º]    +30 Pontos
2º REBECA BEDFORD  (ING)    [2º]   +15 Pontos
3º EMMA FARNHAM     (IRL)    [8º]    +5 Pontos
    DEIDRE NAGLE          (ESC)   [12º]    + 5 Pontos


DUPLAS:

DUPLAS MASC WH1-WH2



Foram 18 duplas formadas, final entre os sul-coranos
















DUPLAS FEM WH1-WH2




















DUPLAS MASC SL3-SL4




















DUPLAS MASC SU5





















DUPLAS FEM SL3-SU5
















DUPLAS MASC SS6




















DUPLAS FEM SS6



















MISTAS WH1-WH2



















MISTAS SL3-SU5



















MISTAS SS6




















Fotos do torneio: https://www.facebook.com/bwfbadminton/?pnref=story.unseen-section

Link do torneio: https://bwf.tournamentsoftware.com/sport/events.aspx?id=D3BBF30B-6EB6-42A9-B946-AD45C956A1DD

0 comentários: