WHAT'S NEW?
Loading...

JOGOS PARAPAN-AMERICANO LIMA 2019 - CONTAGEM REGRESSIVA DE 1 ANO


Eestamos a menos de 1 ano da abertura dos jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, momento de muita ansiedade pelo fato de que o parabadminton ira debutar neste evento que promete ser o maior da história superando os jogos de Toronto 2015.

O Comitê Paralímpico das Américas vem fazendo diversas ações para comemorar a data, nesta semana divulgou um vídeo para marcar a contagem regressiva de 1 ano, nele os paratletas peruanos Pedro Pablo de Vinatea (SL3) e Pilar Jauregui Cancino (WH2) aparecem como destaque, visto que os dois atletas possuem grandes chances de ganharem medalhas.


Mesmo quando a cidade de Lima  era apenas uma candidata para sediar os jogos, Pedro Pablo de Vinatea já participava do comitê organizador e utilizava a sua imagem para a divulgação e inclusão do parabadminton.


Os atletas Pedro Pablo e Pilar Cancino sempre aparecem nas divulgações relacionadas aos jogos. Houve um evento para promoção dos  Jogos e para a comemoração da data de 1 ano para os Jogos.

Pilar também participou de um vídeo de divulgação:






O momento é de alegria e ao mesmo tempo de grandes preocupações pois  até o momento alguns países das Américas ainda não participaram de competições para entrarem na corrida para a classificação para os Jogos Parapan-Americanos Lima 2019 que é um dos critérios para a participação. 

Infelizmente o desconhecimento ainda é grande sobre as regras para participarem do jogos. 
O ParabadmintonBrasil vai apresentar aqui as informações necessárias para conhecimento de todos.



Vamos as regras:

Regras gerais

O atleta deverá ter uma classificação  funcional válida e confirmada pela BWF.

Serão utilizados os 4 melhores resultados alcançados pelo atleta/dupla.

Será utilizado o Ranking da BWF como critério de classificação com os resultados das competições que acontecerão de 1º de janeiro de 2018 até 31 de março de 2019

Aqui temos uma grande preocupação, pois, até o momento diversos paratletas dos países das Américas ainda não participaram de nenhuma competição este ano, temos vários atletas no ranking internacional porém não atendem o critério de ter participado de torneios dentro das datas determinadas.  Até hoje já aconteceram 7 torneios internacionais e tem mais dois que vão acontecer e que já tiveram suas inscrições encerradas: Japão e Dinamarca. 

Tivemos neste período o Internacional do Brasil onde Argentina, Colômbia (mais atletas), Cuba, Guatemala, República Dominicana, Suriname e Venezuela por exemplo não participaram.


O campeonato Pan-Americano de Parabadminton que acontecerá em Lima-PER no mês de novembro será primordial e a data de encerramento das inscrições será dia 11 de setembro, ou seja menos de 3 dias. Toda a atenção para a relação de inscritos, geralmente muitos atletas se inscrevem e não conseguem participar por questões financeiras, quando não há suporte financeiro a participação fica comprometida.

Além do Campeonato Pan-Americano só sobrará o Internacional da Austrália (também em novembro) neste ano e o calendário Internacional 2019 ainda não foi publicado e historicamente somente o Internacional da Espanha acontece antes de abril.

Será classificado 1 atleta ou uma dupla por país, dependendo da quantidade de classificados, esse número poderá subir para dois. Em um primeiro momento os brasileiros brigam entre si por uma vaga, porém, como a participação dos brasileiros e peruanos estão dentro do satisfatório, pode ser que em alguns eventos teremos dois atletas ou duas duplas brasileiras.



Quantidade de atletas:

Serão 52 paratletas que participarçao de 8 eventos,  ou seja, nem todas as classes terão seus eventos diretamente nos jogos, digo diretamente porque poderão participar em classes mais altas, por exemplo:  para uma atleta da classe SL3 participar de simples feminina, terá que competir na classe SU5.

Serão 36 atletas do gênero masculino, 12 do gênero feminino podendo chegar a 16 (Dependerá das atletas classificadas) e mais 4 que poderão ser tanto mulheres quanto homens para compor as mistas

Serão 6 atletas ou seis duplas por cada evento.


Eventos:

Serão apenas 8 eventos 4 de Simples masculino, 2 de Simples feminino, 1 de duplas masculinas  (somente Wheelchair's) e outra de mistas (somente Standing).


Somente as classes Standing's competirão nas simples masculinas: SL3, SL4, SU5 e SS6 ou seja, nas classes WH1 e WH2 onde sempre conseguimos muitas medalhas nos Pan's ficarão de fora. Serão duas classes femininas de simples (WH2 e SU5) que serão disputadas de forma absoluta, ou seja, poderá juntar as classes. Uma atleta da classe WH1 para participar terá um coeficiente de pontos diferentes de uma atleta WH2 para tentar participar dos jogos, o que acontecerá o mesmo com a Standing feminina que poderá ter atletas das classes SL3, SL4 e SU5 com coeficientes diferentes para cada classe.






CORRIDA PARA A CLASSIFICAÇÃO DO PARAPAN-AMERICANO 
(Obs. O ranking apresentado é uma iniciativa do blog Parabadminton Brasil)



SL3 SM


Nesta classe, teríamos apenas 2 classificados, provavelmente teremos 2 atletas brasileiros, o resultado do Pan-Americano certamente decidirá a primeira e segunda vaga visto que a diferença entre Leonardo Zuffo e os demais brasileiros é apenas de 10 pontos, a "corrida" está aberta. Acredito que Cuba e  República Dominicana terão participantes no pan.


SL4 SM




Com a participação do atleta Raul Anguiano (GUA) no Internacional do Japão teremos pelo menos 6 países, o que determina que teremos apenas um brasileiro neste evento, temos dois brasileiros brigando por uma única vaga: Breno Johann (Pr) e Rogério Oliveira (Sp), ambos estão com 60 pontos, Rogério conseguiu mais pontos no Internacional da Espanha enquanto Breno levou a melhor no Internacional do Brasil, mais uma vaga que provavelmente será decidida no pan. Rogério está inscrito no Internacional da Dinamarca que acontecerá em Outubro, se ele conseguir participar, independente da sua posição final na competição, Rogério vai liderar a "corrida".


SU5 SM


Eduardo Oliveira (Rj) lidera a corrida para o Parapan-Americano, com a participação do canadense Rishav Sharma no Dinamarca Internacional sobrando então 3 vagas. Se Suriname, Cuba e Peru apresentarem representantes no Pan, independente da posição final, teremos apenas um atleta brasileiro. caso tenhamos apenas 5 países, Geraldo Oliveira (Df) leva pequena vantagem em relação aos outros brasileiros em uma possível segunda vaga.

SS6 SM




Esse evento estaria fechado se a corrida terminasse hoje, é claro que os nomes podem sofre alguma modificação mas já temos os 6 países, Acredito que dificilmente Vitor Gonçalves Tavares (Bra), Miles Krajewski (Usa) e Hector Jesus Salva Tunque (Per) estarão fora do Parapan. O chileno Brayan Abarca Cadenas praticamente tem sua vaga garantida.


WH2 SF



O evento será WH2 Fem disputada de forma absoluta, porém se uma atleta da classe WH1 competir em um evento WH1 a sua pontuação adquirida na competição sofrerá um coeficiente de 0.7, ou seja, apenas 70% dos pontos serão contabilizados. Se uma atleta WH1 competir em um evento WH2, 100% dos pontos serão contabilizados. Se a "corrida" terminasse hoje, teríamos 5 vagas garantidas, e teríamos as Brasileiras Maria Gilda dos Santos (Se) e Aline de Oliveira Cabral (Df) brigando por outra vaga, porém se qualquer outro país participar de alguma competição até o dia 31 de março, independentemente de qual posição a atleta ficar ela conquistará a vaga.

SU5 SF



Será um dos eventos mais complexos, pois, até o momento somente representantes de dois países participaram de competições neste ano. Mesmo juntando as classes SU5, SL4 e SL3 até momento temos basicamente brasileiras. Provavelmente teremos duas brasileiras e duas peruanas no ParaPan Lima 2019.

WH1-WH2 DM


Se novas duplas participarem das competições restantes fecharemos as 6 duplas necessárias para a realização do torneio, além das apresentadas, temos no Ranking internacional uma dupla da Colômbia que não esteve em nenhum Internacional este ano e não sabemos se irão para o pan em Lima. Outra dificuldade são os atletas que disputam internacionais porém não possuem parceiros como o chileno Jaime Aranguiz e o argentino Carlos Sandoval Xavier. O Regulamento prevê que se não forem contempladas as 6 vagas, até duas duplas femininas poderão participar. Acredito que não será necessário e teremos a possibilidade de ter outra dupla brasileira no ParaPan-Americano caso não apareçam novos países.

XD SL3-SU5

Como as duplas mistas dependerão das atletas e dos atletas classificados, dependendo de diversas possibilidades, apresentaremos em uma postagem mais a frente.

0 comentários: