WHAT'S NEW?
Loading...

JOGOS PARALÍMPICOS 2020

 
O PARABADMINTON começa  mais uma vez a luta para o reconhecimento e inclusão no quadro das modalidades que estarão nos JOGOS PARALÍMPICOS 2020.  A BWF deu o primeiro passo neste processo, que é apresentar a carta de intenções junto ao COMITÊ PARALÍMPICO INTERNACIONAL (IPC), com esta carta de intenções a BWF declara abertamente que está na briga para entrar para as paralimpíadas em Tóquio.
A inclusão nos jogos paralímpicos, é um processo lento, burocrático e principalmente político. A BWF neste ano está empenhada em não cometer os erros de 2010 (quando tentou sem sucesso sua inclusão nas paralimpíadas do Rio de Janeiro - 2016), ela está cumprindo rigorosamente o que diz a “cartilha”, em 2010 quando o responsável pela modalidade era a PBWF, a divulgação da modalidade e as ações políticas foram um ponto fraco, naquele momento eram 9 modalidades brigando por 2 vagas , o Paratriatlon era considerada como certo no Rio naquela ocasião e cumpriu com as expectativas, então, a disputa ficou praticamente entre o PARABADMINTON e a PARACANOAGEM pela outra vaga, que não tem como negar as ações de mídia que esta modalidade teve e tem principalmente no Brasil, tendo o ex BBB Fernando como seu maior divulgador. Ainda estamos sem esta pessoa de referência no PARABADMINTON, talvez porquê não exista uma ação coordenada, cada atleta faz como acredita ser o certo e no final ninguém consegue muitas coisas.


Entenda o processo. Ele acontece em 5 fases:

1º passo: As entidades apresentam a carta de intenções, o prazo limite é até 17 de Janeiro de 2014.  A BWF só antecipou as demais;

2º passo: O conselho de administração do IPC após analise das cartas de intenções apresentadas, confirma e apresenta (na data de 05 de Março de 2014) as modalidades que poderão participar do processo de inclusão de modalidades nos jogos paraolímpicos de Tóquio 2020. Após esta confirmação somente estas entidades poderão se candidatar para 2020, então conheceremos as modalidades que concorrerão conosco.

3º passo: O IPC divulga o EDITAL (regulamento geral e orientações). Neste edital o IPC apresentará como será em Tóquio, a quantidade de modalidades esportivas, o investimento financeiro, a quantidade de vagas ou se sairá alguma modalidade do quadro paralímpico, as exigências (critérios e documentos necessários) e o FORMULÁRIO DE APLICAÇÃO. A data marcada: 24 de março de 2014;

4º passo: 25 de junho é a data limite para a entrega do o FORMULÁRIO DE APLICAÇÃO e dos documentos necessários. Nesta fase algumas modalidades desistem por não conseguirem atender as exigências ou por não conseguirem reunir a documentação necessária.

5º passo: Será em novembro na Coreia durante a realização dos jogos para-asiáticos que o IPC se reunirá e decidirá o futuro do PARABADMINTON e das demais modalidades. Saí o resultado do PROGRAMA DE ESPORTES PARALÍMPICOS 2020.
 
 
 
AÇÕES DA BWF PARA A INCLUSÃO DO PARABADMINTON NOS JOGOS PARALÍMPICOS DE TÓQUIO 2020.
Foto: Aline Stapassom & Eduardo Oliveira
Após a junção da PBWF com a BWF, a BWF vem se comprometendo em criar estratégias  para que o Parabadminton seja paralímpico.
- A BWF sempre teve em contato com o IPC;
- A BWF mudou a classificação em 2012 (de 13 classes ela reduziu para 06 classes);
- A BWF passou a atuar com mais afinco nas competições continentais e internacionais com apoio financeiro e estrutural.
- A BWF elaborou material de divulgação da modalidade; Folder, espaço no site e vídeos promocionais;
- A BWF patrocinou a publicação de um livro sobre o Parabadminton;
- A BWF uniu as regras, hoje as regras do Parabadminton estão no mesmo caderno do badminton.
- A BWF colocou  credenciou o Parabadminton no antidoping;
- A BWF participa de todas as assembleias do IPC;
- A BWF convidou a equipe responsável pelas classificações funcionais do IPC para acompanhar as classificações durante o mundial 2012 na Alemanha;
- A BWF está trabalhando junto as federações continentais para que neste ano ocorra os primeiros jogos continentais da Oceania e da África;
- A BWF foi a primeira entidade entregar a carta de intenções quase dois meses antes da data limite, e quem entregou foi o presidente da BWF diretamente ao presidente do IPC, isso tem muitos significados políticos.
- A BWF testará até 2015 algumas mudanças nas formas de disputas de duplas e duplas mistas para que fiquem mais competitivas
O presidente da BWF, o sr. Poul-Erik Hoyer acredita que o interesse dos telespectadores por assistirem o Parabadminton é um ponto forte a nosso favor,  esta afirmação deve ser pelo fato de que o IPC não está contente com a pouca visibilidade de algumas modalidades paralímpicas.
 
Este ano será decisivo, todos terão que fazer a sua parte....
 
Foto: Aline Stapassom & Eduardo Oliveira
 
EXTRAS
 

0 comentários: