WHAT'S NEW?
Loading...

INSCRIÇÃO PARA SEDIAR UM MUNDIAL



A cada 2 anos acontece o Campeonato Mundial de Parabadminton, o último ocorreu em 2015 em Stoke Mandeville-ING.

A BWF abriu inscrições para que os países interessados em sediar a próxima edição do mundial possam se candidatar para o pleito. O país interessado deve preencher o formulário de intenções e atender alguns requisitos como número de quadras, árbitros, tipo de piso, entre outros.

Está será a 11ª edição da competição.

Os países interessados terão até o dia 15 de agosto de 2016 para enviar a proposta. Em setembro a Bwf poderá realizar considerações ou pedidos de informações complementares, em novembro saí a decisão e o contrato deverá ser assinado em dezembro.


Para quem quiser saber mais, entre no link: PROPOSTA

Reflexão:

Qual a vantagem de ter uma competição deste porte no Brasil?

Deveríamos usar de todas as forças para tentar trazer a competição para cá?

Penso que a discussão é salutar, porém deveríamos avaliar o custo benefício,  talvez seja mais barato que mandar uma delegação inteira para fora do Brasil, então realizar o mundial em terras brasileiras teríamos mais para-atletas brasileiros dentro do ranking mundial e com mais experiências internacionais fortalecendo  equipe para os jogos paralímpicos de Tóquio 2020.

Acredito que ainda não é o momento para um mundial, devíamos tentar criar uma sequência de torneios internacionais, e gastar menos dinheiro em etapas e sim em formação e massificação da modalidade.

Mas confesso que adoraria ir em um mundial aqui no Brasil.




Histórico:





Lembranças:

 Em 2009 tentamos participar do mundial na Coreia Sul, naquele momento iriamos participar eu (Létisson Samarone), e os para-atletas Karén Sakayo e Rodrigo Alminhas.  Por questões financeiras  não participamos da competição, fizemos até uma matéria pra tv  (veja aqui) com o objetivo de conseguir fundos, não conseguimos nada, já Alminhas conseguiu apoio da empresa em que trabalhava na época , porém como era menor de idade não poderia viajar sozinho.



Em 2011, tivemos a primeira participação de brasileiros em um campeonato mundial, nesta ocasião o Brasil foi representado pelos para-atletas: Karén Sakayo e Gabriel Janinni. Os seguintes técnicos também participaram do evento; Aline Strapasson, Létisson Samarone e Luis de França.
Mais sobre a competição: LINK1 , LINK2,

Foi em 2013 em Dortmund na Alemanha que o Brasil foi representado por uma delegação com 10 para-atletas. São eles: Breno Johann, Cintya Oliveira, Eduardo Oliveira, Gabriel Janinni, Geraldo Oliveira, Leonardo Zuffo, Marcelo Alves, Rodolfo Cano, Rômulo Oliveira e Simoni Felizardo. Como técnicos Aline Strapasson, Fábio Bento e Marcel Smoter e o Létisson Samarone representando a PANAN.
Mais sobre a competição: LINK1

No último mundial realizado em 2015, com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro-CPB tivemos a maior delegação brasileira em mundiais, Rodolfo Cano, Carlos Rodrigues, Marcelo Alves, Geraldo Oliveira, Artur Nogueira, Maria Gilda, Rômulo Soares, Eduardo Oliveira, Cintya Oliveira, Leonardo Zuffo, Francisca Laise Lima e  Breno Johann (ao todo 12 para-atletas), 4 técnicos (Aline Strapasson, Cláudia Dionice, Fábio Bento e Létisson Samarone), a psicóloga Elisa Mara da Silva, Murilo Dockhorn (Staf), Camila Bandeira (Staff), o fisioterapeuta Diego Mota e Tamiack Macêdo (chefe de delegação)

Curiosidade: 



No último mundial cada país poderia inscrever no máximo três (3) para-atletas por Classe, então, aos interessados em participar no ano que vem, devem começar a garantir uma boa colocação no ranking local.

Também existe a discussão (apresentada no congresso em Dortmund-Ale, 2015) de que, para participar de um campeonato mundial o para-atleta deverá ter participado do continental, então fiquem atentos, pois o Pan-Americano será em Dezembro na Colômbia.


Aposta: 

Como tem 3 edições que não acontece o Mundial na Ásia, penso que eles virão forte, os Holandeses sempre demonstram interesse em sediar novamente a competição, este ano terão o Europeu em suas terras que os credenciam como fortes candidatos, se tivesse que apostar em alguém seria nos asiáticos, a Indonésia por exemplo está na edição de seu 3º internacional.

Obs; Ela ocorreu somente uma vez nas Américas,  foi na Guatemala em 2011.

0 comentários: