WHAT'S NEW?
Loading...

ETAPA NACIONAL: CURITIBA



A CBBd divulgou em seu site a relação de inscritos para a II ETAPA DO CIRCUITO BRASILEIRO DE PARABADMINTON 2016 na cidade de Curitiba-Pr.

Ao todo teremos 49 para-atletas, isso significa aproximadamente 94% de aumento quando comparado com a etapa de São Bernardo dos Campos-SP, em número absoluto um total de 23 para-atletas.

Em um primeiro olhar,  é de se estranhar esse número, pois, São Paulo é melhor localizado e a passagem aérea é mais barata que para o Sul. Na primeira etapa, os 08  para-atletas do Parana (ATACAR-UNIPAR) não participaram, porém, mesmo assim esse número é alto.

O mais impressionante neste caso é a quantidade de "novos" para-atletas, foram 17 pedidos de classificação funcional, nunca tivemos tantos para-atletas iniciantes em uma única edição de um torneio nacional. Os estados que terão mais para-atletas para realizar a classificação funcional são:  Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Sergipe com 4 para-atletas cada, Paraná com 3 e São Paulo com 2 completam a lista.

Ao todo teremos representantes de 10 estados (Mato Grosso do Sul é o estreante em campeonatos brasileiros), são eles:


Os brasilienses e os anfitriões estão com mais para-atletas, com 8 cada seguidos por São Paulo com um a menos.

Alguém poderia se perguntar qual a importância de acompanhar a quantidade de estados, a resposta é simples, BOLSA ATLETA, (veja uma analise de 2015).

Sobre as inscrições dividas por classes:


A Classe WH1 é a classe com o maior número de inscrições, porém devemos esperar o resultado da classificação funcional (7 para-atletas), pois alguns poderão ter suas classes modificadas em função da avaliação funcional.

Vamos fazer uma análise entre esta etapa e as anteriores.


As etapas de 2015 tiveram em média 34 para-atletas, na primeira etapa em São Bernardo dos Campos essa quantidade caiu para 26 e agora subiu para 49. Nota: Ainda bem que essa quantidade foi em Curitiba, pois outros ginásios não suportariam essa quantidade de jogos.

Classes:


Como mencionado anteriormente foi a classe que mais cresceu (100%), com isso ela passou de representantes de 4 estados para 6, uma excelente notícia.



 O feminino está crescendo lentamente, ainda longe do necessário.


A WH2 está praticamente estável, o problema é no feminino que praticamente é uma competição de jgo único entre a Gilda dos Santos (SE) e Francisca Laise Lima (PI).


A Classe Sl3 voltou aos números do início de 2015, pois nas duas últimas etapas a quantidade tinha reduzido. A feminina infelizmente só temos uma para-atleta.





 Essa classe vem se mantendo estável, tivemos a entrada do paraibano Rogel e do jovem Rogério, outro fato importante é o retorno do para-atleta de Toledo; Breno Johann.





As para-atletas de Pernambuco estão fazendo falta, classe sem representantes em 3 etapas seguidas.



A Classe Su5 é talvez a mais constante, sendo os que mais participam das etapas, nas ultimas etapas ficou entre 5 e 7 participantes.


A Su5 da notável Cintya Oliveira, que contava antes com 3 para-atletas só terá duas em Curitiba e vinha de duas competições sem representantes.


O único para-atleta desta classe o pernambucano Dhiego completa com essa etapa 4 competições sem participar, infelizmente não sabemos o motivo, fico triste pois Dhiego apresentava uma evolução técnica  a cada competição.




Além da relação de inscritos o link também apresenta informações importantes sobre:

Classificação funcional
Reunião Técnica
Formação de duplas
Sorteio dos jogos
Divulgação da tabela

Link; Aqui


0 comentários: