WHAT'S NEW?
Loading...

PARA-ATLETA DE PARABADMINTON PARTICIPA DO REVEZAMENTO DA TOCHA OLÍMPICA




No dia 28 de maio de 2016, a para-atleta de parabadminton Maria Gilda dos Santos teve a honra de participar do revezamento da tocha olímpica. Ela, moradora de Aracaju-Se representou a sua cidade, o seu estado e o parabadminton neste momento histórico. 

Gilda, como é conhecida no meio do parabadminton compete com regularidade nas etapas nacionais e representou o Brasil no mundial de parabadminton de 2015 (Stoke Mandeville-ING) e no Torneio Internacional de Parabadminton do Peru (Lima, 2015).



Gilda é estudante do curso de Bacharelado em Educação Física e participa de um projeto na Universidade Federal de Sergipe para reabilitar pessoas com deficiências utilizando o parabadminton, ela dá aula no projeto de extensão chamado de PROJETO PARADESPORTIVO DE SERGIPE, onde garimpa novos atletas.

Gilda que era a única representante de Sergipe nas etapas de parabadminton, teve seu  inicio na competição realizada em Campinas (2015), chegou na última etapa em Brasília inspirando Sergio Santana, que foi seu parceiro e vai para a etapa de Curitiba acompanhada por outros 5 sergipanos.

Gilda vem desbravando o parabadminton e deixando um caminho aberto para que seus pares trilhem, ela sabe da responsabilidade que é de ser exemplo para os outros, sonha em ir mais longe, mas também tem os pé no chão conhecendo e apropriando de seu momento.

Foi utilizando uma cadeira de rodas esportiva de atletismo que  Gilda transportou a tocha olímpica, isso é compreensível, visto que ela já conquistou medalhas nas provas de 5km, 10km e 21km e pratica a modalidade aproximadamente há 10 anos e é com os prêmios em dinheiro que recebe nas corridas que ela utiliza para viabilizar sua participação nas competições de parabadminton. O amor pelo parabadminton veio apenas a 3 anos quando conheceu o projeto na Universidade por influência do professor Marcelo Haiachi. 

A Federação Sergipana de Badminton -FSBd por meio de seu presidente Wendel Mota Ribeiro é parceira e batalha com Gilda pelo desenvolvimento do parabadminton no estado e vibra com cada vitória da para-atleta. Gilda também é a coordenadora do parabadminton no estado.




Maria Gilda foi indicada pelo banco Bradesco, eles conheceram a sua história e a escolheram para tal façanha.  Para quem não sabe, o banco abriu um período para que as pessoas pudessem indicar personagens e suas histórias de vida, então o repórter Pedro César Brandão indicou a Gilda (leia aqui o texto apresentado por Pedro). Pedro conheceu a Gilda durante um evento organizado com o objetivo de conseguir fundos para viabilizar a participação da mesma no mundial de Stoke Mandeville. Após 2 meses de entrevistas e exigências de documentação durante o processo de escolha dos indicados para o revezamento, Gilda recebeu um telefonema com a confirmação.



Reportagem no programa Globo Esporte Local pode ser visualizada neste Link 



0 comentários: