WHAT'S NEW?
Loading...

MUNDIAL DE PARABADMINTON - SEMANA DECISIVA


Os próximos dias serão decisivos, estamos nos aproximando do término das inscrições para a edição do Mundial de Parabadminton deste ano que acontecerá na cidade de Ulsan na Coréia do Sul.

A data limite para a inscrição é dia 29 de Setembro (sexta-feira) às 23:59 horas (fuso de Kuala Lampur), ou seja, meio-dia no horário brasileiro, na verdade 12:59.

A competição terá inicio no dia 20 de novembro com a reunião de classificação (para os para-atletas que necessitarão de classificação funcional) e as finais acontecerão no dia 26.

A Confederação Brasileira de Badminton - CBBd fez a primeira postagem sobre o evento dia primeiro de Agosto e outra dois dias depois por causa de alterações na carta convite.



Na referida postagem a seguinte mensagem foi publicada: 

"Envie suas inscrições em tempo útil e antes da data de fechamento, tendo o cuidado em tomar nota das diretrizes de restrição de entrada no convite do torneio antes de preencher e enviar os formulários."

Informações importantes não foram apresentadas, como:

1 - Não apresenta a data limite para os brasileiros, posso concluir que poderá ser até a data limite da carta convite, visto que a publicação chama a atenção para as determinações da carta convite oficial? 
Durante o Internacional do Brasil tivemos para-atletas brasileiros com suas inscrições não realizadas por questões  burocráticas das federações/confederação.  Será que teremos os mesmos problemas?

2 - Não explica como deverá ser realizada. Para o internacional do Brasil a inscrição foi em um primeiro momento online (realizada pelas federações) e depois foi solicitado que o formulário da BWF fosse enviado também, visto que a inscrição online não contempla as necessidades do parabadminton, neste procedimento também tivemos para-atletas que não conseguiram realizar as suas inscrições.

3 - A carta convite da competição determina que somente 3 para-atletas por classe poderão ser inscritos e em alguns casos somente 2Quem poderá ser inscrito? qual o critério será utilizado? (Ranking nacional?, Ranking internacional? Convocação?, etc.) Obs. Se for utilizado o Ranking Nacional como referência ele ainda não foi atualizado com os resultados da terceira etapa.

4 - Teremos suporte financeiro do Comitê Paralímpico Brasileiro-CPB? Durante o Peru Internacional de Parabadminton, foi informado que um projeto foi apresentado junto ao CPB para viabilizar a participação de Brasileiros na competição, até o momento da publicação desta matéria nada foi divulgado, nenhuma informação consta de forma oficial no site da CBBd. Para os que não foram para Lima, nada sabem e os que foram, nenhuma resposta.

5 - A BWF dá um suporte financeiro que pode chegar até o valor de 6500 dólares.

Essa ação da BWF é fundamental, porém a data limite para a solicitação também se encerra no mesmo dia da inscrição.






6 - Nenhuma informação sobre o envio de exames para a classificação funcional se for o caso. Muitos não sabem que, o para-atleta não precisa ter passado por nenhum evento para poder ir para um mundial de parabadminton, ou seja, se o para-atleta começou a praticar a modalidade com um mês, ele poderá participar mesmo assim desde que atendam a quantidade  máxima de para-atletas determinadas para a sua classe. 

Além da data de fechamento das inscrições outras datas são importantes como:

 29/09/2017 - Formulários e exames para a classificação funcional
29/09/2017 - Requerimento de treinamento
06/10/2017 - Data limite para enviar os pagamentos das inscrições.
06/10/2017 - Reserva e pagamento do hotel oficial
06/10/2017 - Plano de voo e solicitação de visto


Durante o mundial teremos Workshop para treinadores (20 de novembro) e Curso para futuros classificadores (nível nacional).

Considerações:

É muito preocupante a falta de informações oficiais, poderemos ter para-atletas interessados em participarem do mundial excluídos da competição novamente.

Desde 2011, no mundial da Guatemala que temos brasileiros envolvidos, inclusive com uma medalha conquistada no último mundial que foi na Inglaterra.

Quando comparamos com o badminton, o site vai atualizando quase que todos os "passos" quando se tem um torneio, porém no caso do parabadminton ainda continuamos com pouco espaço, quando tem, não é mais que o essencial, as vezes só uma tradução (google) do documento da BWF, ou seja, motivação zero.

Se fala tanto em transparência na CBBd, mas diante de tantas dúvidas e decisões não apresentadas, nos perguntamos: Onde estar a transparência?

Muito se fala que a BWF não aceita confederações separadas, isso é uma falácia, pois na Coréia do Sul as confederações são separadas, uma para o badminton e outra para o parabadminton (KBAD), no Japão, país dos próximo jogos paralímpicos também é separada.

Informações sobre a participação Brasileira no mundial na Guatemala, 2011 AQUI 
Informações sobre a participação Brasileira no mundial na Alemanha, 2013 AQUI 
Informações sobre a participação Brasileira no mundial na Guatemala, 2015  AQUI 

0 comentários: