WHAT'S NEW?
Loading...

Luto: Humberto Barros - Técnico e coordenador de parabadminton

É com pesar que anunciamos o falecimento do técnico e ex diretor da modalidade (na federação paraibana):  Humberto Barros que representou e desenvolveu com grande dignidade o badminton e o parabadminton no Distrito Federal e no estado da Paraíba.

O ParabadmintonBrasil se solidariza com os familiares e amigos  com o a perda do  técnico Humberto Barros.


Movido por uma matéria na TV, onde a história da atleta carioca Renata Faustino  foi apresentada, Humberto decidiu utilizar a modalidade Badminton para trabalhar com alunos com deficiência auditiva na Associação CETEFE (Centro de Treinamento de Educação Física Especial) no Distrito Federal, 



Como não tinha muito conhecimento sobre a modalidade, Humberto procurou a Federação de  Badminton de Brasília - FBB com o objetivo de conseguir orientações e suporte, ele voltou da Universidade de Brasília (UnB) - local onde a federação se reunia para treinamento    -  com 8 raquetes, uma rede e um tubo de peteca, empolgado, essa ajuda da FBB foi para ele a confirmação de que não era somente um sonho.

Foto: Acervo pessoal

No final de 2006 e início de 2007 o desafio foi atrair os alunos com surdez para frequentarem as aulas, várias escolas receberam a presença do professor, as visitas eram realizadas juntamente com o professor Létisson Samarone que buscava alunos com deficit intelectual para a modalidade futsal.

No final do mês de abril, Humberto se desentende com a direção da CETEFE e saí da instituição indo para uma escola de educação básica onde utilizava o badminton como meio pedagógico. A continuidade do trabalho no CETEFE ficou a cargo do professor Létisson que passou a receber alunos com outras deficiências, surgindo o parabadminton no Brasil.


 No início de 2008 ele se transfere para o Centro de Apoio ao Surdo - CAS onde introduz o badminton na educação física dos alunos com surdez. Após alguns anos, Humberto passa a trabalhar em uma escola de ensino fundamental onde por falta de estrutura física, ele colocava alunos no seu carro e levava os alunos (sem deficiências) para treinarem badminton  com o Cristiano Chew (atual presidente da FBB).

Foto: FEBAPB

Após se aposentar da função de professor de educação física da Secretaria de Educação do Distrito Federal, Humberto se muda para a cidade de João Pessoa - PB, onde passa a colaborar com a FEBAPB assumindo a função de diretor de desenvolvimento de Parabadminton (2013-2016) paralelamente com a função de treinador.


A última participação de Humberto como treinador em competições nacionais foi em 2015, entregou o cargo de diretor da Federação de Badminton da Paraiba no final da gestão em 2016 e  em 2017 ele teve que se afastar do esporte para cuidar de complicações decorrentes de um AVC que o deixou bastante debilitado e recluso. 



A Federação de Badminton de Brasília - FBB fez a sua homenagem em sua fanpage   definindo Humberto como uma pessoa  de "gênio forte e um coração enorme", já a FEBAPB em seu site preferiu exaltar as conquistas de Humberto como treinador e diretor.


Neste momento o pódio está vazio.

0 comentários: