WHAT'S NEW?
Loading...

ATUALIZAÇÃO RANKING INTERNACIONAL


A BWF atualizou o ranking no dia 06 de maio de 2019, a publicação ocorreu antes do inicio do Internacional do Canadá, o que demonstrou agilidade da entidade, pois em pouco mais de uma semana antes aconteceu o Internacional da Uganda, essa ação deu mais justiça nos sorteios dos grupos.



O Ranking é critério para 3 torneios diferentes:

1 - Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. (Torneios realizados de jan/2019 a mar/2020);
2 - Mundial de Parabadminton Basel-SUI 2019. (Torneios realizados de jan/2018 a mai/2019);
3 - Jogos Parapan-Americano Lima 2019. (Torneios realizados de jan/2018 a abr/2019);

Vale ressaltar que este é o primeiro mundial que será por classificação, os anteriores eram open's e   a posição neste ranking também não significa que seja a mesma posição pela vaga paralímpica, vamos publicar um "ranking paralelo" da corrida para Tóquio em breve.

São considerados os 6 melhores resultados, essa foi uma das mudanças do ranking deste ano, lembramos que antes era apenas 4 resultados, a pontuação continua a mesma dos anos anteriores porém com um detalhe: que os atletas ou duplas que passarem em primeiros nas fases de grupos ganham 60 pontos de bônus.

Ao todo são 746 paratletas no ranking internacional, destes, 69% são do gênero masculino e a classe funcional com maior quantidade de atletas e a classe SL4 com 102, seguida por SL3 e WH1 com 96 e 91 respectivamente. Entre as mulheres, a classe WH1 e a classe mais numerosa com 48 atletas, a classe SL4 tem 7 a menos e WH2 com 39 no total.



A classe WH1,  mesmo sendo a classe com maior quantidade de atletas femininas ainda assim é  menor que a classe SS6 masculina que tem ao todo 64 atletas no ranking internacional.

Fica claro que cada ranking tem um peso, em algumas classes ficar entre os "TOP's10" é bem mais complicado que outras classes, ficar bem posicionado no ranking masculino é mais difícil que obter o mesmo resultado no feminino.

TOP 10

Temos 4 paratletas entre os TOP's10;

5º Cintya Oliveira classe SU5
6º Vitor Tavares classe SS6
9º Júlio Cesar Godoy classe WH2
10º Marcelo Alves Conceição classe WH1


O país sede dos próximos jogos paralímpicos, Japão é o país com maior quantidade de paratletas entre os TOP's 10 com 15 ao todo, seguidos por Índia e China com 12 e 11 paratletas consequentemente. Coréia do Sul com 09, Indonésia com 07 e outros três países conseguiram colocar 06 atletas entre os TOP10 , França, Tailândia e Inglaterra, ou seja, os 5 melhores países são asiáticos.

Com 5 paratletas temos Alemanha e com 4 encontramos o Brasil, Peru e Turquia. Já Hong Kong, Polônia e USA colocaram 3 atletas entre os 10 melhores. Israel e Malásia apresentaram 2 atletas.

Com apenas um representante entre os TOP's 10 temos: AUT, CAN, DIN, ESC, ESP, FIN, HOL, IRL, KEN, MAL, NIG, NOR,  RUS, SIN, SUE, SUI, UGA e ZIM

CLASSE WH1


O sul coreano Sam Seop Lee lidera o ranking mundial desde 2011 e ter vencido o último mundial em casa em 2017 deu para Sam uma grande vantagem no ranking pois ele conseguiu manter a liderança mesmo depois de um terceiro lugar em Dubai e ter ficado fora do pódio na Turquia.

Já Marcelo Alves Conceição é o melhor atleta da Panam nesta classe, o excelente ano de 2018 colocou Marcelo no Top 10, vale lembrar que o brasileiro venceu o pan-americano de e foi pódio dos internacionais do Brasil e da Dinamarca. A não ida para o Internacional do Canadá poderá levar a uma queda no ranking.


No feminino, a alemã Valesca Knoblauch derrubou a hegemonia asiática, ter vencido o internacional da Uganda e dois terceiros (Dubai e Turquia) neste ano deixou a atleta com grande vantagem para a segunda colocada. Daniele Souza é a melhor brasileira no ranking 15ª do mundo e a segunda melhor colocada da Panam ficando atrás da canadense Yuka Chokyu (13ª). Vale ressaltar que diferente das outras concorrentes , Daniele tem apenas 4 competições, ou seja, ainda tem mais duas para acrescentar ao ranking.


WH2

O sul coreano Jungjun Kim é provavelmente o atleta com maior quantidade de vitórias no mundo do parabadminton, na verdade ele só perdeu 2 vezes em toda a sua carreia esportiva para Ho Yuen Chan de Hong Kong mas mesmo assim mantem uma grande vantagem na liderança do ranking desta classe.

A Wh2 é a classe com a maior quantidade de brasileiros, 10 ao todo. O paratleta Júlio Cesar Godoy é o melhor brasileiro nesta classe (atualmente ele estar no TOP10) ocupando a 9ª posição no ranking e também é o melhor atleta da Panam na wh2



As chinesas Yutong Liu e Tingting Xu dominam o ranking WH2 feminino na frente da japonesa. A Peruana Pilar Cancino é a melhor paratleta da Panam com a excelente 6ª posição com apenas 100 pontos a menos que Amnouy da Tailândia.

A sergipana Maria Gilda dos Santos é a melhor brasileira com 4 competições no ranking ela  ocupa a 19ª posição

SL3

A classe SL3 é liderada por um indiano, o paratleta Pramod Bragad. Pramod simplesmente venceu os 3 primeiros torneios  deste ano (Turquia, Dubai e Uganda) e se isolou na liderança do Ranking Internacional. Além de Pramod, Índia ainda tem mais dois paratletas entre os TOP's 10 do ranking, Manoj Sarkar em quinto e Umesh Vikram Kumar.

o Melhor do "continente" Panam é o peruano Pedro Pablo de Vinatea que fecha a lista dos 10 melhores colocados do Ranking Internacional.

Leonardo Zuffo é o melhor brasileiro no ranking da SL3 masculina, em 17º buscando subir de posições, Zuffo participou dos internacionais da Turquia e de Dubai representando a seleção brasileira.

Semelhante ao ranking masculino, a classe SL3 feminina também é liderada pela Índia, a paratleta Parul Dalsukhbhai Parmar tem uma vantagem bem expressiva  a frente do ranking deixando a conterrânea Manasi Joshi com quase 1300 pontos a menos e em segundo lugar. Abinaecia da Silva , mais conhecida como "Bia"  representa a Federação do Rio Grande do Norte e é a melhor do Brasil e da Panam também  no Ranking internacional.

SL4


O francês Lucas Mazur vem dominando a classe SL4 com mais de 1500 pontos de diferenças para o segundo colocado, o indiano Tarun Tarun. Ter vencido o Pan-Americano do ano passado coloca o guatemalteco Raul Anguiano como o melhor paratleta do continente na 14ª posição, duas a frente do canadense Pascal Lapointe que o segundo da Panam.

O melhor brasileiro é o jovem Rogério Oliveira que ocupa a 23ª posição do ranking internacional. Entre as mulheres, Danielle Carvalho de Araújo (DF) e a jovem Maria Rayane da Silva (PE) ocupam a mesma posição (28º) com apenas 10 pontos.


Leani Oktila (INA) é a lider da classe porém a chinesa Hefang Cheng vem se aproximando e conquistando excelentes resultados este ano. A norueguesa Helle Sofie Sagoy vem em terceiro no ranking.

SU5


A classe SU5 é com certeza a mais disputada, três paratletas vem brigando ponto a ponto pela liderança do ranking, os indonésios Dheva Anrimusthi e Suryo Nugroho buscam superar o campeão mundial Liek Chear (MAL), nesta atualização Dheva saiu na frente. Eduardo Oliveira é o melhor brasileiro no ranking e também o melhor atleta da Panam.


Com apenas 36 paratletas no ranking a classe SU5 é dominada por japonesas, 4 atletas ente as top10, e as 3 primeiras levam grande vantagem sobre as demais quando comparamos as pontuações.  A japonesa Ayako Suzuki está na frente da dinamarquesa Catherine Rosegren.

Cintya Oliveira é a melhor brasileira ranqueada e também a melhor da Panam, mesmo não conseguindo muitos pontos nos dois torneios que participou neste ano, Cintya  é a melhor brasileira entre todos os rankings com a 5ª posição devido a vitória  do Pan-Americano de 2018.


SS6



Os ingleses Jack Sherphard e Krysten Coombs lideram o ranking da classe SS6 seguidos pelos atletas de Hong Kong Man Kai Chu e Chun Yim Wong, em terceiro e quarto consequentemente. Vitor Tavares (BRA) em sexto  é o melhor brasileiro e também o melhor da Panam.

A peruana Carmen Giuliana Poveda é a melhor da classe SS6 e também a melhor da Panam, Giuliana ultrapassou as inglesas Rachel Chong (2º) e Rebecca Belford (3ª). Infelizmente não temos brasileiras na classe SS6 e a classe também não estará nas paralimpiadas de Tóquio 2020, o que levou muitas atletas a participarem de poucas competições.


Ranking de simples:
https://extranet.bwfbadminton.com/docs/document-system/81/180/182/Ranking_with_details_singles_2019.05.06.pdf

0 comentários: