WHAT'S NEW?
Loading...

RESULTADO FINAL - 1ª ETAPA NACIONAL DE PARABADMINTON (SÃO PAULO)

Foto: Cbbd

Terminou a 1ª ETAPA NACIONAL DE PARABADMINTON no clube Pinheiros na cidade de São Paulo.


O evento deu o "ponta-pé" inicial para as competições no país e com confrontos emocionantes tivemos os primeiros campeões  do ano. 

VISÃO GERAL
Os para-atletas paranaenses foram os mais efetivos com 4,5 medalhas de ouro, o DF ficou em primeiro nas classes Wheelchair's com 2 ouros. Obs. Quando jogam duplas formadas por estados diferentes, cada unidade da federação fica com o valor 0,5 "medalhas" no quadro geral.

A tabela acima leva em consideração todos os resultados onde tivemos jogos por classes ou absolutos, tanto das classes Standing's quanto das classes Wheelchair's, não segui o modelo da BWF pois não sei o que será adotado pela CBBd. Aqueles (as) para-atletas que ganharam medalhas sem jogar por serem os únicos da classe, não pontuaram na tabela.

A análise anterior utilizou o método olímpico de contagem de medalhas, quando analisamos por quantidade de medalhas independente de que "cor" é a mesma, os para-atletas do Paraná caem para a terceira posição e os brasilienses assumem a ponta seguidos pelos anfitriões, conforme tabela abaixo:
Observando somente as medalhas das classes Wheelchair's, apenas 3 estados saíram medalhados.

As classes Standing's tiveram mais representantes e o resultado final foi o seguinte:

O Rio de Janeiro mesmo participando somente com um para-atleta (Eduardo Oliveira) ficou em segundo na posição final.

Destaque para o para-atleta Leonardo Zuffo (Atacar-Unipar) da classe Sl3 com 3 medalhas de ouro (Simples, Duplas e Mistas) seguidos por Marcelo Conceição (C.O Brazlândia) e Eduardo Oliveira (Rio Nikkey) com duas de ouro cada (simples e duplas).


















CLASSE WH1 (SM WH1)


Com essa vitória, Marcelo Conceição vai se distanciar no Ranking nacional da categoria, o atual campeão pan-americano completou o sexto título consecutivo. Outro ponto a ser considerado é a segunda posição de Gabriel Jannini, que demonstra estar retornando as finais, desde 2014 que isso não acontecia.

No feminino infelizmente só tivemos a Daniele Souza.


                                 CLASSE WH2 (SM WH2) (SF WH2)



O Para-atleta da Sankalp, Pedro Nogueira Filho, (atual número 6 do Ranking) conseguiu uma grande façanha: venceu a sua primeira etapa nacional deixando o campeão pan-americano Rômulo Soares com a prata.

Já Maria Gilda (Sergipe) voltou a vencer uma etapa, repetindo o feito da primeira etapa de 2016.



                                       CLASSE SL3 (SM SL3) (SF SL3)


Leonardo Zuffo se aproxima da liderança do ranking, se não conseguir mesmo vencendo esta etapa, ele ficará bem próximo de Luiz Henrique dos Santos. A Abinaécia Maria da Silva (Facex) por ser a única para-atleta feminina desta classe, teve que competir com os homens. obs; Esta é a primeira etapa que a Abinaécia e o Serafim Marcelo (Distrito Federal) competem na classe SL3, antes eles eram da classe SL4, porém com a nova forma de classificação tiveram a classe funcional alterada.


                                     CLASSE SL4 (SM SL4) (SF SL4)

Esse foi o 4º encontro entre Rogério Oliveira (SESI Presidente Prudente) e o para-atleta Breno Johann (Atacar-Unipar), agora com duas vitórias para cada. Com essa vitória, Rogério deve se distanciar na liderança do ranking Brasileiro.
A jovem Maria Raiane (Pernambuco) foi a única do sexo feminino desta classe, ela teve que jogar com os homens.



                          CLASSE SU5 (SM SU5) (SF SU5)


Eduardo Oliveira marcou a sua terceira vitória consecutiva e com certeza vai se isolar na liderança do ranking nacional. A para-atleta Cintya Oliveira (Toledo) teve que jogar contra os homens.



                               CLASSE SS6-SI9 (SM SS6) (SM SI9)

Dhiego Guimarães conheceu a sua primeira derrota em etapas nacionais, o curitibano Vitor Gonçalves Tavares em sua primeira competição volta para casa com o ouro estampado no peito. Cássio foi o único da classe SI9 na competição.



                        CLASSE DUPLAS WH1/WH2 (DM WH1-WH2)


Marcelo Conceição e Rômulo Soares confirmam o terceiro título consecutivo e se isolam na liderança do ranking nacional. a surpresa ficou por conta da dupla pernambucana  Osvaldo Crema Júnio e Sivaldo Souza ficarem em último.




                             CLASSE DUPLAS SL3/SL4 (DM SL3-SL4)

Mesmo com uma quantidade de para-atletas que possibilitasse a formação de mais duplas, só tivemos duas inscritas que resolveram em jogo único. Ouro para os paranaenses.


                           CLASSE DUPLAS SL3/SL4 (DM SL3-SL4)

A dupla que venceu todas as etapas no ano passado: Eduardo Oliveira e Ricardo Cavalli, venceu a primeira do ano, agora são 5 ouros consecutivo.  Rogério Oliveira, mesmo sendo da classe SL4 optou por jogar nas duplas na SU5. As meninas Abinaécia da Silva (SL3) e Cintya Oliveira (SU5) tiveram que jogar com os homens. Serafim Marcelo também jogou na SU5 mesmo sendo da SL3.

                                                 CLASSE DUPLAS SS6 (DM SS6)

Em jogo único, Vitor Tavares (PR) e Dhiego Guimarães (RN) venceram o jogo e ficaram com o ouro.


                              CLASSE MISTAS SL3-SU5 (DX SL3-SU5)


Com a participação de 3 duplas apenas, Leonardo Zuffo e Cintya Oliveira venceram mais uma etapa, confirmando o resultado que obtiveram em todas as etapas em que jogaram nos último 2 anos.




ANÁLISE SOBRE A QUANTIDADE DE PARTICIPANTES:


Infelizmente vários para-atletas não participaram por motivos desconhecidos, é uma pena, pois as duas últimas competições de 2016 vinham com uma quantidade importante e lembramos que é a primeira no ciclo paralímpico Tóquio 2020.

Comparando as  competições:

* 2ª Etapa Nacional de Parabadminton 2016 (na cidade de Curitiba-PR) teve 45 para-atletas
* 3ª Etapa Nacional de Parabadminton 2016 (na cidade de Recife-PE) teve 63 para-atletas
* 2º Campeonato Brasileiro de Parabadminton 2016 (na cidade de Brasília-DF) teve 48
* 1ª Etapa Nacional de Parabadminton 2017 (cidade de São Paulo-SP) teve 34.

Porém quando comparamos somente as primeiras etapas:

* 2015 - 1ª Etapa Nacional de Parabadminton 2015 (cidade de Campinas-SP) teve 34.
* 2016 - 1ª Etapa Nacional de Parabadminton 2015 (cidade de São Bernardo-SP) teve 26.
* 2017 - 1ª Etapa Nacional de Parabadminton 2017 (cidade de São Paulo-SP) teve 34

Quando comparamos as 4 últimas etapas, a quantidade desta primeira etapa mostra um recúo, porém quando comparamos somente a primeira etapa , ela é maio que a do ano passado e se iguá-la a 2015.


HOMENAGEM AOS CAMPEÕES:














0 comentários: