WHAT'S NEW?
Loading...

VÁRIAS NOTÍCIAS SOBRE O BADMINTON ADAPTADO (PARABADMINTON) 2

VÁRIAS NOTÍCIAS




CALENDÁRIO DE COMPETIÇÕES


Depois do sucesso da primeira etapa do Nacional de Badminton Adaptado em Brasília-DF, apresento o calendário dos próximos jogos.










04 à 07 de Setembro - Recife-PE
Segunda etapa do nacional de Badminton Adaptado (juntamente com a 4ª etapa do Badminton olímpico)


19 à 24 de Outubro - Curitiba-PR
Primeiro Campeonato Panamericano e Campeonato Internacional (Juntamente com o Panamericano de Badminton Olímpico)


13 à 15 de Novembro - Blumenal-SC
Terceira etapa do Nacional de Badminton Adaptado (Juntamente com a 5ª etapa do Nacional)


11 e 12 de DEZEMBRO- São Paulo-SP
Quarta etapa do Nacional de Badminton Adaptado (Juntamente com a 6ª etapa do Nacional)

*Observação: A etapa de São Paulo ainda depende de confirmação, pois teremos que analisar a viabilidade de realização do evento com a Organização local do Evento.






PROJETO PARAOLIMPÍADAS RIO 2016



Em Dezembro deste ano o IPC (International Paralympic Committee), comitê paraolímpico internacional confirmará qual ou quais modalidades farão parte do quadro das paraolímpiadas do Rio de Janeiro em 2016.




No inicio do mês de Julho nove modalidades deram entrada no processo más no dia 16 do mesmo mês duas destas modalidades desistiram.
As modalidades que aspiram fazer parte das paraolímpiadas são:


1- BADMINTON ADAPTADO (PARABADMINTON)


2 - CANOAGEM (PARACANOAGEM)
3- GOLFE
4-FUTEBOL EM CADEIRA DE RODAS ELÉTRICAS
5- TAEKWONDO (para pessoas com compprometimentos visuais)
6- TRIATLON (PARATRIATLON)
7- BASQUETE (para pessoas com déficit intelectual)

**8- HANDEBOL PARA AMPUTADOS [MODALIDADE DESISTENTE]
9- FUTSAL (para pessoas com déficit intelectual) [MODALIDADE DESISTENTE]

** PEÇO DESCULPAS PELA POSTAGEM ANTERIOR, POIS COMETI O ERRO DE TROCAR A MODALIDADE HANDEBOL PARA AMPUTADOS COM O HANDEBOL EM CADEIRA DE RODAS. Como acompanho e torço muito por esta modalidade (HCR), e vejo muitas semelhandas entre o Handebol em cadeira de rodas com o parabadminton pela militáncia em conquistar novos espaços, pela batalha sem muitos espaços e principalmente na postura em colcaborar e somar ações para quem pretende somas com a modalidade. Confeço que quando vi a postagem no site do IPC e lí em inglês handebol para amputados vinculei erradamente com o Handebol em Cadeira de Rodas.



Comentário: O IPC poderá escolher duas modalidades ou nenhuma. o paratriatlon e a paracanoagem tentaram entrar para o quadro paraolímpico de LONDRES 2012 más não conseguiram. Tentando ser imparcial (se é que isto é possível) acredito que o PARABADMINTON é a melhor modalidade para o BRASIL, pois serão 65 medalhas de ouro, 65 medalhas de prata e 130 de bronze.









CADASTRO DOS ATLETAS


Nas próximas semanas a Confederação Brasileira de Badminton-CBBd vai criar um cadastro para todos atletas de Badminton adaptado (ParaBadminton) para facilitar nas inscrições das competições, saber onde estão cada atletas para que facilite criar estratégias para divulgar, estimular ainda mais a modalidade.


CADEIRA DE RODAS ESPORTIVAS PARA O BADMINTON ADAPTADO



Para os atletas usuários de cadeira de rodas ou que utilizam a cadeira de rodas para competir são chamados de WHEELCHAIR divididos em três categorias W1, W2 e W3. O uso da cadeira esportiva é obrigatório não podendo o atleta competir com a sua cadeira usual.



No Brasil já existe uma fábrica especializada em cadeiras esportivas que produz cadeira para o badminton adaptado, a fábrica ARO.










Um ponto positivo da ARO CADEIRAS é que eles personalizam as cadeiras de rodas, com isso a cadeira (após estudos) fica compatível com a funcionalidade do atleta, pois, irá valorizar suas potencialidades e amenizar os seus comprometimentos. Além das cadeiras de rodas para o badminton adaptado, eles também fabricam para outros esportes (ex: basquete e atletismo) além de cadeira usual e higiênica.



Para as pessoas interessadas segue o contato dos técnicos: WENDEL (61)-8515-4330 e ARIOSVALDO (61)- 9282-3528.

Fora do Brasil também existem fábricas com cadeiras de rodas específicas para o parabadminton, más além de sair mais cara que a nacional a pessoa interessada perde a personalização além de pagar o valor da importação. Para os interessados click aqui no LINK



HANDIBADMINTON ou HANDIBAD

Outro país que vêm crescendo muito no ParaBadminton no contexto mundial é a FRANÇA, que só este ano teve dois eventos internacionais no mês de Abril um na cidade de Toulose e o outro em Tours. Mesmo a modalidade já tendo uma NOMECLATURA própria, os franceses chamam a modalidade de HANDIBADMINTON ou HANDIBAD.
















Jogo de duplas mistas categoria W2 entre TROUPÉ,David (FRA)primeiro plano com camisa azul e calça vermelha e SCHROTER, Tanja(ALE), venceram o jogo contra KERTMEN, Auni (TUR) & BOHN, Carola(ALE).

Se quiser ler as nótícias sobre o Badminton Adaptado postadas anteriormente click no LINK

5 comentários:

Anônimo disse...

Letisson, parabéns pelo seu trabalho!
Celso
CBBd

Anônimo disse...

Vou ficar torcendo para o parabadminton ser o escolhido para as Paraolimpíadas do Rio/2016.
Parabéns pelo seu trabalho!
Marisa - Campinas - SP

Anônimo disse...

Vou ficar torcendo para o parabadminton ser o escolhido para as Paraolimpíadas do Rio/2016.
Parabéns pelo seu trabalho!
Marisa - Campinas - SP

Unknown disse...

Prezado Edson

Sou presidente da ABRHACAR - Associação Brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas e em nenhum momento encaminhamos solicitação para que o HCR fosse modalidade de apresentação nos Jogos Paraolímpicos de 2016.
Nosso planejamento estratégico prevè a realização de uma série de ações que devem preceder este tipo de pleito.
A modalidade de handebol que pleiteou inclusão e posteriormente desistiu não tem nada a ver com o Handebol em Cadeira de Rodas (HCR), de forma que solicito que vc veirifque sua fonte de informação e faça a devida correção.
Alerto que a forma como a divulgação está sendo feita atrapalha e prejudica o trabalho que desenvolvemos e, caso não seja devidamente corrigida, nos obrigará a tomarmos as medidas cabíveis para reparação e correção.
Antecipadamente agradeço a atenção, com a certeza de que o erro cometido será corrigido.

Att.

Prof. Décio Roberto Calegari
Presidente da ABRHACAR
Associação Brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas.

Unknown disse...

Agradeço a correção e torço para que o PARABADMINTON possa ser incluído no programa da PARAOLIMPÍADA DO RIO 2016.
Além de ser um entusiasta do paradesporto, adoro jogar badminton.
Sucessso e conte com meu apoio.
Att.
Prof. Décio Roberto Calegari
Presidente da ABRHACAR - Associação Brasileira de Handebbol em Cadeira de Rodas.